Em 5 de outubro, celebramos pela primeira vez o Dia do Eng. Salvador Arena, data que marca dois marcos importantes: os 82 anos da fundação da Termomecanica e os 60 anos da criação da Fundação Salvador Arena. Esse momento especial não apenas homenageia o legado de Salvador Arena, mas também promove uma reflexão sobre sua trajetória e o impacto transformador que ele teve na sociedade. O legado de Arena vai além de sua contribuição para a indústria; reflete sua visão de uma educação de qualidade e de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao celebrarmos essa data, reafirmamos nosso compromisso de continuar levando adiante seus ideais, que continuam a guiar nossa instituição em sua missão de transformação social. Conheça mais sobre a história e sobre as convicções de nosso fundador nos textos e imagens abaixo.
Nascido em 12 de janeiro de 1915, em Trípoli, na Líbia, então colônia italiana, mudou-se para o Brasil em 1920, aos cinco anos de idade e acompanhado de sua mãe Giuditta e do pai, Nicola Arena, que montou uma oficina de sucatas na Mooca, região onde se instalaram. Iniciou os estudos formais tardiamente, aos dez anos de idade e, demonstrando um desempenho excepcional, formou-se engenheiro civil pela Universidade de São Paulo aos 21 anos. Ao lado de Asa White Kenney Billings, engenheiro norteamericano pioneiro no desenvolvimento de sistemas de energia elétrica no Brasil, contribuiu com a implantação da hidrelétrica de Cubatão e a criação da Represa Billings, um dos principais reservatórios de água da Grande São Paulo. Em 1942, fundou a Termomecanica, uma das maiores empresas do setor metalúrgico brasileiro e, em 1964, criou a Fundação que leva seu nome. Ainda em vida a instituiu como herdeira universal de todo o seu patrimônio e nomeou um grupo de profissionais de sua confiança para compor o Conselho Curador, que hoje é responsável pela administração da entidade. Faleceu em 28 de janeiro de 1998, vítima de um infarto e, em 2022, com o objetivo de imortalizar o legado deixado por Arena, o Conselho deliberou pela alteração dos nomes das unidades educacionais mantidas pela FSA, que passaram a adotar o nome de seu fundador.
Classificada entre as maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos (cobre e suas ligas) em produtos semielaborados e produtos acabados.
Instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada para manter atividades voltadas à transformação social nas áreas de educação, saúde, habitação e assistência social.
Disponibiliza cerca de 1.700 vagas em seus cursos regulares de Educação Básica, oferecendo, além das matérias obrigatórias, disciplinas diversificadas e atividades extracurriculares, contando com um ensino de altíssima qualidade e gratuito.
Oferece cursos superiores em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação, todos com conceito máximo na avaliação do MEC, além de cursos de pós-graduação em Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade.
Constituída com a finalidade de produzir alimentos de qualidade por meio de processos de produção agropecuária sustentáveis e com harmonia ambiental, além de servir como laboratório de aulas práticas para os alunos da Escola Técnica Agropecuária Eng. Salvador Arena.
Localizada na Agroindustrial Salvador Arena, em uma área de 417 hectares em Santa Rita do Passa Quatro (SP), oferece curso técnico gratuitamente, visando formação e aperfeiçoamento profissional.
Desde que idealizou a obra "Ensino", propondo um novo modelo educacional, ainda na década de 1970, o engenheiro Salvador Arena já vislumbrava a incorporação de tecnologias em sala de aula, espaços integrados de aprendizagem e investimento na formação de professores. No âmbito empresarial, o fundador promoveu, ao longo de sua trajetória, a inovação constante, sempre buscando a excelência, o que resultou no incontestável sucesso da Termomecanica.
O caráter inovador esteve presente desde o início da trajetória da empresa, quando máquinas, equipamentos e produtos eram desenvolvidos ou adaptados a partir de demandas internas e externas, num contexto em que a indústria nacional começava a desenvolver-se. Da dificuldade de se importar máquinas, veio a necessidade de fabricá-las. Salvador Arena aceitou o desafio e passou a produzir, dentro da fábrica e em conjunto com os funcionários, diversas máquinas utilizadas em sua linha de produção. Ao longo dessa trajetória, a Termomecanica se consolidou como uma empresa a qual se podia recorrer para o desenvolvimento de novas tecnologias no país.
Convicto de que instrumentos diversificados e tecnologia eram essenciais para garantir uma educação de qualidade, desde o início das atividades do Colégio, Salvador Arena não hesitou em investir no que havia de melhor: os alunos tinham acesso a equipamentos de última geração nos laboratórios, televisores em todas as salas de aula, entre outros recursos. Com as unidades que vieram em seguida não poderia ser diferente: todas elas oferecem uma completa e moderna infraestrutura para garantir a formação integral e altamente qualificada dos estudantes.
Dando continuidade aos ideais de Salvador Arena, que uniam a preocupação com o bem-estar social e a importância da educação como o principal meio para atingir esse fim, a Fundação Salvador Arena trabalha para contribuir com processos de transformação social, partindo de uma “sociedade em que vivemos” rumo a uma “sociedade que queremos”, mais justa, digna e igualitária. No segmento social, uma série de programas continuados, planejados e gratuitos presta atendimento à comunidade por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), dando suporte financeiro às suas iniciativas e também capacitação técnica e administrativa para o fortalecimento de suas competências, indo ao encontro aos objetivos de Salvador Arena e a tudo aquilo que ele mais prezava.
A Fundação Salvador Arena cumpre o propósito de dar significado ao seu patrimônio, como suporte para os programas sociais especialmente criados com a finalidade de integrar à sociedade os grupos e indivíduos diretamente assistidos, proporcionando-lhes uma nova etapa de vida, em que a dignidade e os fundamentos básicos da educação e da cidadania sirvam de alicerces para uma nova sociedade.
SAIBA MAIS