Programas “Acelera Social” e “EAD Gestão” oferecem capacitação e consultoria online para OSCs, com inscrições abertas até 16 de janeiro.
São Paulo, 22 de dezembro de 2023 – A Fundação Salvador Arena (FSA) anuncia a abertura de inscrições para dois programas 100% online e gratuitos de formação e consultoria, especialmente projetados para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam nas áreas de assistência social, educação e saúde em todo o Brasil.
As Organizações que buscam fortalecer sua sustentabilidade financeira e aprimorar a profissionalização de suas operações, podem se inscrever para concorrer as vagas dos cursos Acelera Social e EAD Gestão, de 2 a 16 de janeiro de 2024, pelo site https://fundacaosalvadorarena.org.br/.
O Acelera Social é uma iniciativa que visa a fortalecer a capacidade de mobilização de recursos e a sustentabilidade financeira das organizações sociais, renovar sua forma de operar, incorporar inovação nos variados aspectos e modernizar o modelo de gestão. Direcionado a gerentes, diretores e conselheiros das Organizações, o programa propõe uma imersão profunda nas instituições participantes, ajudando-as a identificar desafios específicos e encontrar recursos necessários para superá-los. A edição 2024 oferecerá 15 vagas nessa formação. Com uma carga horária de 80 horas, o programa acontecerá de 7 de março a 21 de novembro, oferecendo conteúdos gravados e encontros ao vivo, abrangendo temas como Impacto Social, Comunicação Estratégica e Mobilização de Recursos. Ao final, as instituições participantes desenvolverão projetos focados no fortalecimento institucional e/ou sustentabilidade financeira, concorrendo ao “Prêmio Salvador Arena de Desenvolvimento Institucional”.
“Nosso objetivo é fornecer uma formação ativa, que ofereça recursos práticos e inovadores para renovar a operação dessas lideranças, tanto nos aspectos institucionais quanto nos modelos de financiamento”, explica Sérgio Loyola, Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da FSA.
Com foco na gestão eficiente e orientada para a sustentabilidade, o EAD Gestão é voltado para aprofundar a profissionalização e o fortalecimento das OSCs. O programa, que oferece 20 vagas, é destinado a diretores, executivos, gerentes e coordenadores com poder de decisão, abrangendo aspectos como sustentabilidade, governança, gestão de pessoas, captação de recursos e questões fiscais e administrativas. O curso será realizado de 27 de fevereiro a 10 de setembro e incluirá módulos teóricos e práticos, além de encontros virtuais ao vivo.
“Esperamos que os participantes revisem e analisem seus pontos internos, identificando novos caminhos para uma gestão eficaz e orientada para resultados sociais”, ressalta Loyola.
Ao final do EAD Gestão, os participantes também apresentarão projetos para uma banca, demonstrando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. “O objetivo é potencializar suas operações, capacitando-as para defender suas causas com efetivo poder de transformação social”, finaliza.