Projeto Inovador no Campo Belo Promove Inclusão Social e Formação Profissional

Fundação Salvador Arena


Na última quinta-feira, 12 de setembro, foi inaugurado o projeto “Cozinha-Escola Sabores que Transformam”, uma iniciativa organizada pelo Instituto Jatobás, com o objetivo de oferecer cursos de culinária a moradores de favelas na região do Campo Belo, zona sul de São Paulo, empreendimento que visa capacitar a comunidade local oferecendo aulas de confeitaria, produção de tortas e salgados, além de promover práticas de consumo consciente e sustentabilidade gastronômica. O curso, direcionado a pessoas maiores de 18 anos, tem a previsão de formar 200 alunos até 2025.

O espaço onde o curso é realizado foi construído em parceria com a Fundação Salvador Arena por meio do PAPS –   Programa de Apoio a Projetos Sociais, sendo uma extensão do compromisso de ambas as instituições com a transformação social. Esse novo espaço, localizado no Galpão Jatobás, será um centro de atividades gratuitas focadas na formação técnica em gastronomia.

Durante a cerimônia de inauguração, alunas formadas pelo programa Mulheres Que Transformam 2023 foram responsáveis pela preparação dos comes e bebes, colocando em prática as habilidades adquiridas. O evento também permitiu que os convidados conhe­cessem mais detalhes sobre o projeto, incluindo as futuras atividades que serão realizadas no Galpão Jatobás, como cursos, trilhas formativas e programação cultural.

Thais Almeida, líder de desenvolvimento territorial do Instituto Jatobás, destacou a importância da Cozinha-Escola como uma ferramenta de inclusão produtiva, ampliando as oportunidades de emprego e geração de renda para a comunidade. “A Cozinha-Escola foi inspirada no sucesso do programa Mulheres que Transformam e reflete nosso esforço contínuo em promover o empreendedorismo e a inserção de pessoas em situação de vul­ne­rabilidade no mercado de trabalho”, afirmou.

O setor gastronômico tem se destacado nas iniciativas do Instituto Jatobás. Em 2023, além das alunas do programa Mulheres Que Transformam, outras 64 moradoras da região foram certificadas em cursos técnicos de fabricação de sobremesas, cupcakes, bolos caseiros, salgados e bolo de pote, proporcionando novas oportunidades de renda para aquelas mulheres.

Sérgio Loyola, Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da Fundação Salvador Arena, expressou entusiasmo com a nova parceria. “Estamos orgulhosos e animados com esta nova colaboração. A Cozinha Escola reflete nossa missão compartilhada de oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e técnico às comunidades por meio do aprendizado”, afirmou.

O projeto atende a oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cumprindo a proposta de servir como um centro de troca de conhecimentos e um ponto de convergência para os componentes formativos educação, cultura e capacitação profissional, reforçando o compromisso do Instituto Jatobás e da Fundação Salvador Arena com o desenvolvimento das comunidades periféricas de São Paulo. Com foco na empregabilidade, na redução da desigualdade social e no acesso à cultura para as mais de 8 mil famílias da região, os projetos desenvolvidos no Galpão Jatobás foram o resultado de um processo de escuta ativa dos moradores. O espaço, que é o primeiro equipamento cultural do local, se estabelece como , uma alavanca social, promovendo o acesso à cultura e ao lazer, além de oferecer cursos profissionalizantes e formações técnicas gratuitas em áreas como,  estética cuidadoria, fotografia, administração e preparação para o primeiro emprego.

📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram da Fundação!

Pular para o conteúdo