Catalogação de Documentos
O Centro de Documentação, Memória e Referência da Fundação Salvador Arena tem como missão preservar a história da Instituição em sua completude, o que compreende a história pessoal de seu fundador e tudo o que dela deriva.
Para isso, contamos com um acervo expressivo: são mais de 8.000 documentos cadastrados, em diversos suportes e formatos, em nossa base de dados. Esses documentos demandam alguns cuidados específicos.
A catalogação é uma das etapas fundamentais da organização do acervo, e consiste no estabelecimento de padrões de ordenamento e de descrição da documentação de acordo com princípios da arquivologia, o chamado “plano de classificação”.
O plano de classificação deve ser elaborado em conformidade com as necessidades de cada acervo, considerando as especificidades da Instituição. No caso do CDMR, o plano de classificação foi pensado de forma a abarcar os diversos aspectos da atuação da Fundação Salvador Arena, além do acervo pessoal de seu fundador.
Para dar conta de todos os tipos documentais produzidos pela Fundação, a estrutura de nosso sistema de classificação inclui os seguintes conceitos: Fundo, Coleção, Seção, Subseção, Grupo, Subgrupo, Série, Subsérie e Dossiês. Cada um desses conceitos abrange as divisões necessárias para a organização do acervo. Temos, por exemplo, os grupos: Eventos, Transformação Social, Saúde, Habitação e Infraestrutura.
Catalogar um documento é imprescindível para sua correta identificação e para que ele possa ser disponibilizado e aplicado à construção da memória de nossa Instituição.