PRESERVAR
o legado
a cultura
o conhecimento
O Centro de Documentação, Memória e Referência da Fundação Salvador Arena é um espaço destinado a reunir, organizar, preservar e dar acesso a todos os conjuntos documentais de valor permanente da Instituição e também do acervo pessoal do Engenheiro Salvador Arena.
SALVADOR ARENA
Filho único de pais italianos – Nicola Arena e Giuditta Patessio Arena, Salvador Arena nasceu em Trípoli, capital da Líbia, em 12 de janeiro de 1915, quando a cidade ainda era
possessão italiana. Tinha 5 anos quando a família chegou a São Paulo. Os pais instalaram-se na Vila Prudente, bairro da zona leste da cidade, habitado predominantemente por imigrantes
italianos, e moravam numa espécie de chácara, onde ele manipulava peças e máquinas, instigado pelo pai, que processava sucata de metais em uma oficina mecânica de sua propriedade.
Fabricava velas que vendia nas procissões, completando o orçamento da família, e iniciou os estudos formais aos 10 anos de idade, por orientação de um padre, amigo da família.
Demonstrou um desempenho escolar excepcional, e em 1936, aos 21 anos, formou-se engenheiro civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Formado, começou a trabalhar na
Light, seu primeiro emprego formal, em 1937, onde trabalhou com o engenheiro Billings. [saiba mais...]
FORTALECENDO O ORGULHO DE PERTENCER
Cultura Institucional
O CDMR contribui para a disseminação da cultura institucional da Fundação Salvador Arena por meio da preservação de seu acervo histórico e da realização de divulgações, exposições, atividades pedagógicas e integrações de alunos e funcionários.
LEIA MAISIntegrações
Entendemos que conhecer a história da instituição, para funcionários e estudantes, é um passo importante para a identificação e para o desenvolvimento de uma sensação de pertencimento.
LEIA MAISTRABALHO DE PRESERVAÇÃO E METODOLOGIA
Conservação do Patrimônio
A preservação adequada garante a integridade e a longevidade de objetos, documentos e artefatos valiosos para as gerações futuras.
Memória Coletiva
Ao preservar adequadamente elementos culturais e históricos, contribuímos para a manutenção da identidade e da memória de uma sociedade.
Educação Patrimonial
Através da preservação e da metodologia, é possível promover a conscientização sobre a importância do patrimônio cultural e incentivar práticas de conservação.
PRESERVANDO MEMÓRIAS
Curadoria de Exposições
Além de fazer proposições temáticas, o CDMR é também responsável pela curadoria das exposições que têm como foco a história da instituição.
LEIA MAISAtividades pedagógicas
A presença de um espaço como o CDMR em um Centro Educacional permite o desenvolvimento de diversas atividades em parceria com as coordenações pedagógicas.
LEIA MAISHistória Oral
Se você visitou alguma vez o CDMR, provavelmente sabe que o setor desenvolve um Programa de Registro de História Oral. Mas você sabe o que é história oral e quais são os seus objetivos?
LEIA MAISHistórias Cruzadas
No CDMR, é possível ver como a história da Fundação Salvador Arena se cruza, em diversos pontos, com diversas outras histórias, como a história de São Bernardo do Campo.
LEIA MAIS